terça-feira, 10 de março de 2009


As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simplesdiversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem eenriquecem o desenvolvimento intelectual da criança (Piaget, 1976).A importância de brincar na educação infantil está expressa por lei incluída no“Referencial Curricular de Educação Infantil” (MEC/SEF/DPE, 1998), publicação nacional doMEC. O brincar é uma atividade espontânea e difere do jogo, pois este possui regras e limites,por isso a proposta de utilização destes recursos, deve estar de acordo com a faixa etáriaabordada na ocasião (Friedmann, 2004,1994).Existe uma variedade de brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas, masem recente pesquisa (Kishimoto, 2001), verificou-se que os mais significativos são oschamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas e os de educação física,para o espaço externo.Os jogos e brincadeiras que abordam locomoção e equilíbrio estão na educaçãofísica (55%), já os que trazem experiências sensoriais, estão relacionados à música (66%).Embora as porcentagens sejam significativas dentro de diversos itens criteriosamenteavaliados, não são descritas atividades lúdicas em sala de aula envolvendo conceitos delateralidade e uso dos sentidos.Os jogos sensoriais podem contribuir para a formação do futuro adulto. É o quedescrevem alguns pesquisadores sobre o trabalho de Maria Montessori (Leift,1978). Estesjogos sensoriais foram destinados a estimular os diferentes sentidos, de forma que os mesmospossam se desenvolver satisfatoriamente no decorrer da vida da criança.Um ponto negativo em utilização de jogos e brincadeiras, como suportepedagógico no aprendizado de conteúdos específicos, é que em parte dos casos o professornão tem a visão de que, com o lúdico, a criança aprende tão bem ou até melhor do quequalquer atividade tradicional limitada a livros e cadernos. O fato de estar numa brincadeira nãorepresenta um momento de lazer, e sim uma forma alternativa de aprender.Neste trabalho é feita uma análise crítica descritiva desses brinquedos emateriais pedagógicos, e relata a dificuldade do acesso aos mesmos, por parte das crianças,pelo fato de ficarem armazenados em armários fechados, em estantes altas ou em locaisinacessíveis às crianças.

Igor Zumba DAMASCENO,Tathiane MILARÉ1Luiz Antonio Andrade de OLIVEIRA,Olga Maria Mascarenhas Faria de OLIVEIRA2,Rosebelly Nunes MARQUES3

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